quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra

Clica na imagem para saber mais

Não deixes de ver o vídeo em baixo


Hoje, dia mundial da Terra, devemos reflectir um pouco sobre os nossos actos ambientais. Há pequenas coisas que podemos fazer todos os dias para ajudar a reduzir a emissão de gases estufa e causar menos impacto prejudicial ao meio ambiente.
Aqui ficam 10 sugestões de coisas que podemos fazer para ajudar a salvar a Terra:

1. Tomar atenção à maneira como se faz uso da água. As pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Sempre que fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes, estará a fazer algo bom. Tente beber água de torneira em vez de água engarrafada, assim, não estará a desperdiçar todas aquelas embalagens também. Lave a roupa em água fria sempre que puder.

2. Deixe o carro em casa. Se conseguir ficar sem carro apenas 2 vezes por semana, reduzirá as emissões de gases estufa em uma média de 720 Kg por ano.

3. Caminhe ou vá de bicicleta até o trabalho, à escola e a qualquer lugar que puder. Pode reduzir a emissão de gases estufa enquanto queima algumas calorias, além de melhorar a sua saúde. Se não consegue caminhar nem andar de bicicleta, use veículos de transporte de massa ou faça uma viagem em grupo, num carro particular, para o local de trabalho ou estudo.

4. Recicle. Se estiver indeciso na escolha de dois produtos, opte por aquele com menos embalagem. Se um prédio de escritórios com 7.000 trabalhadores, reciclasse todos seus restos de papel de escritório durante um ano, seria o equivalente a tirar quase 400 carros das ruas.

5. Adubo. Reduzir a quantidade de dejectos sólidos que produz num ano significa ocupar menos espaço em áreas usadas como depósito de lixo. Além disso, a compostagem é um óptimo fertilizante natural. Ao transformar seus dejectos em compostagem, pode reduzir a quantidade de lixo que envia para depósitos.

6. Troque as lâmpadas. Lâmpadas compactas fluorescentes duram 10 vezes mais do que uma lâmpada padrão e utilizam pelo menos dois terços a menos de energia.

7. Torne o seu lar mais eficiente em termos de energia e economize dinheiro. Limpe os filtros de ar, de modo a que o sistema não tenha de trabalhar em tempo adicional. Obtenha um termóstato programável, de modo que você não esteja desperdiçando energia quando não estiver em casa. Quando for dormir, reduza a temperatura do termóstato - não sentirá falta daqueles graus extras de calor ou de ar condicionado enquanto estiver dormindo.

8. Faça a manutenção de seu carro. Pneus vazios diminuem a economia de combustível em até 3% e levam a um aumento de poluição e maiores emissões de gases estufa. O facto de não estarem cheios também aumenta o desgaste do pneu, de modo que economizará dinheiro a longo prazo se fizer a verificação da pressão do pneu.

9. Conduza de modo mais inteligente. Diminua a velocidade - conduzir a cerca de 90 km/h em vez de 110 km/h na estrada proporciona uma economia significativa.

10. Desligue as luzes quando não estiver na sala e tire da tomada os fios dos electrodomésticos quando não estiverem a ser utilizados. Leva apenas um segundo para ficar consciente em relação ao meio ambiente.


Cabe a cada um de nós dar o nosso pequeno contributo.


Os animais já dão uma ajuda.


Com toda a certeza tu também tens muitas sugestões para ajudar o planeta Terra. Deixa-as em baixo no espaço: comentários. Convida os teus amigos e familiares a participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário